30 anos da morte de Ayrton Senna: 5 recordes do brasileiro na F1 que ainda não foram quebrados


30 anos se passaram desde o fatídico 01 de maio de 1994, dia em que Ayrton Senna nos deixou após um acidente no GP de Ímola - Itália. A morte repentina do brasileiro interrompeu uma linda história na Fórmula 1. Durante os anos em que esteve no cockpit, de 1984 a 1994, Senna se mostrou não só um piloto excepcional, mas uma força da natureza nas pistas. Sua habilidade técnica combinada com uma determinação feroz; a paixão pelo automobilismo e a busca incessante pela perfeição, fez com que o tornasse uma lenda na principal categoria do automobilismo mundial.

 

Ao longo da carreira, Senna conquistou três campeonatos mundiais (1988, 1990 e 1991) e diversos recordes - alguns que até hoje não foram quebrados. Isso só comprova ainda mais o tamanho do legado e o feito de um dos maiores - se não o maior - piloto de todos os tempos na Fórmula 1. Senna não apenas vencia corridas, ele as dominava, imprimindo seu nome na história com uma série de performances memoráveis.

 

Recordes do Senna que ainda não foram quebrados na Fórmula 1

 

1 - Vitórias em um mesmo GP

 

Ao longo da carreira Ayrton Senna disputou 10 GPS em Mônaco, circuito considerado um dos mais difíceis do calendário, e cruzou a linha de chegada em 1º lugar por 6 vezes. Nenhum outro piloto na história chegou tantas vezes em primeiro neste circuito.

 

O feito se torna ainda mais histórico pelo fato de que 5, das 6 vitórias, foram consecutivas. O brasileiro venceu em 1987 e depois de 1989 a 1993.

 

Atrás do brasileiro em número de vitórias, tem Michael Schumacher e Graham Hill, ambos com cinco vitórias no GP de Mônaco.

 

2 - Vitórias consecutivas em um mesmo GP

 

Como já dito acima, Senna venceu o GP de Mônaco cinco vezes consecutivas (1989 a 1993). Esse fato já se torna um outro recorde, pois nenhum outro piloto conseguiu cruzar a linha de chegada de um mesmo GP na liderança por mais vezes seguidas.

 

Quem chegou mais perto de bater o recorde foi o britânico Lewis Hamilton, que cruzou a linha de chegada do GP da Espanha em primeiro por também cinco anos seguidos (2017 a 2021)

 

3 - Recorde de poles consecutivas

 

Outro grande feito do brasileiro foram as 8 poles consecutivas. No ano de 1989, Ayrton Senna não só quebrou o recorde anterior - Niki Lauda com 6 poles em 1974 - como jogou lá para cima o recorde caso alguém um dia ouse quebrá-lo.

 

Desde então, ninguém conseguiu chegar perto deste feito.

 

4 - Mais poles em um único GP

 

Se já não bastasse o recorde de poles consecutivas em uma temporada, Senna ainda fez questão de deixar na história o recorde de mais poles consecutivas em um mesmo GP. Durante os anos de 1985 e 1991, nenhum outro piloto teve a oportunidade de largar na frente no GP de Ímola.

 

Foram 7 poles seguidas do brasileiro no GP que, infelizmente, encerrou a sua história na Fórmula 1 em 1994.

 

5 - Recorde de largadas seguidas na primeira fila

 

Por último, mas não menos importante, um dos maiores feitos de sua história. Até hoje o brasileiro é o piloto que mais vezes largou de forma consecutiva na primeira fila da Fórmula 1.

 

Foram 24 corridas seguidas em que Ayrton Senna largou em 1º ou 2º lugar. O feito começou na Alemanha, em 1988, e terminou na Austrália, em 1989.

 

Até hoje, quem chegou mais perto de quebrar o recorde foi o Hamilton. O britânico largou na primeira fila em 20 corridas seguidas, entre 2014 e 2015.

 

 

São recordes que só reforçam como Ayrton Senna foi um piloto excepcional e fora do normal. Na história da Fórmula 1 existem outros pilotos históricos, mas definitivamente o brasileiro é incomparável. E mesmo 30 anos após sua morte, aos 34 anos de idade, seu legado continua vivo. Ayrton Senna é sempre lembrado não apenas como um campeão da Fórmula 1, mas como um dos maiores pilotos da história. Até hoje ele é visto como exemplo de determinação, coragem e continua inspirando gerações de pilotos e admiradores ao redor do mundo.