Fim de uma era: Stock Car anuncia mudanças para 2025 e carros não serão mais sedãs
A Stock Car anunciou recentemente, durante um evento realizado no autódromo de Interlagos - São Paulo, o fim da era dos carros sedãs para corridas. A partir do próximo ano, a principal categoria do automobilismo brasileiro passará a contar com veículos SUVs, inclusive já com modelos definidos por duas das quatros marcas que estarão presentes na competição.
A Chevrolet e a Toyota, atuais patrocinadoras da competição, substituirão o Cruze e o Corolla pelos modelos Tracker e Corolla Cross, respectivamente. As outras duas marcas ainda não foram anunciadas, mas o público as conhecerá até o mês de abril, quando a temporada de 2024 dará início.
De acordo com Fernando Julianelli, CEO da Vicar, a mudança dos sedãs pelos SUVs ocorreu após uma profunda pesquisa de mercado e de satisfação dos fãs de Stock Car e de automobilismo no geral, além de ser uma decisão de comum acordo com as marcas patrocinadoras.A pesquisa de satisfação foi realizada com dois grupos: um composto por pessoas que acompanham a Stock Car e automobilismo em geral, e o outro com fãs “fanáticos” da Stock Car, ou seja, aquele que não perde nenhuma corrida da categoria. A aprovação foi de 77% e 54% respectivamente.
Além disso, Fernando falou ainda que a Stock Car precisava de uma renovação como essa, tendo em vista que no próprio mercado visualiza-se uma ascensão dos SUVs, enquanto os sedãs estão em queda. “Nas ruas estamos acompanhando que a preferência da maioria das pessoas é por carros SUVs, enquanto os sedãs estão diminuindo. As próprias marcas estão investindo mais nesse público e buscando cada vez mais destaque com carros dessa categoria, então nada mais justo que avançarmos nesse sentido e fazer a mudança para a temporada de 2025”, afirmou.
Para ilustrar em números, a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos (Anfavea) mostrou, após relatório divulgado, que o crescimento de vendas dos SUVs é significante e representa 42% dos novos veículos no mercado em 2023, contra 12,4% dos sedãs.
Mudanças estéticas e no motor
A partir de 2025, a Stock Car também vem com mudanças que vão impactar diretamente na performance dos pilotos. Durante o evento foi anunciado que os carros serão equipados com asa traseira móvel, como nos carros de Fórmula 1, e construída com fibra de carbono.Além disso, o atual motor V8 de cerca de 500 cv será substituído por um propulsor 2.1 turbo, que deve ter basicamente a mesma faixa de potência.Outra mudança significativa está na famosa "bolhas" - nome da carroceria usada pelos carros da Stock Car, que mantém o design dos veículos de rua. A partir da temporada de 2025, o visual dos modelos Tracker e Corolla Cross serão bem diferentes destes mesmos veículos em suas versões de passeio, ou seja, os vendidos nas concessionárias para o dia a dia.
E aí, curtiu o conteúdo? Fique ligado em nosso blog para ter acesso a este e outros textos!