O consumo de combustível aumenta em dias chuvosos?
Durante o dia a dia, é comum que seja feita uma avaliação sobre o desempenho do veículo e o consumo de combustível. Se você ainda não tem esse cuidado, é preciso começar a ter, tendo em vista a importância destes dados para saber como o veículo se porta diante determinadas situações. Uma delas, são os dias chuvosos.
Respondendo a pergunta provocativa do texto, que tem como objetivo tirar suas dúvidas sobre o assunto, há sim o aumento do consumo de combustível em dias de chuva. Por quê? Pois bem, em dias chuvosos, principalmente se a intensidade estiver alta, a pista fica com uma grande camada de água provocando assim um maior esforço do motor para que o carro se movimente.
Esse acúmulo de água na pista faz com que os pneus encontrem uma barreira de resistência. Como consequência, você pisa no acelerador com maior intensidade e o motor acaba sendo mais exigido do que em condições climáticas favoráveis. Esse fenômeno faz com que a corrente elétrica trabalhe mais e, consequentemente, o motor, resultando em um maior gasto do combustível.
Outros fatores que colaboram com o aumento do consumo, é o fato de que com a chuva se torna necessário o uso do limpador de para-brisa - dianteiro e traseiro, ar-condicionado ou aquecedor para auxiliar a desembaçar os vidros, além dos faróis e lanternas. Ou seja, a parte elétrica do veículo é mais exigida e gera esse aumento.
Durante os dias chuvosos, é normal também que o freio seja acionado mais vezes em um curto intervalo de tempo. Como é necessário cuidado redobrado durante a condução do veículo, há uma maior alternância entre acelerar e frear, além da troca de marchas e a rotação do motor maior. Essas inconstâncias colaboram também para o aumento do consumo de combustível.
Além de tudo, outro ponto importante é checar sobre a pressão do pneu. Conduzir o carro com o pneu murcho aumenta mais ainda o consumo de combustível, já que será necessário forçar mais o motor. Não só aumenta o consumo, como também o risco de acidentes por conta da perda de controle e estabilidade do carro.
E aí, curtiu o conteúdo? Fique ligado em nosso blog para ter acesso a este e outros textos!