Onde colocar os pneus novos no carro: rodas dianteira ou traseira?

A troca dos pneus para tê-los sempre em bom estado é uma parte essencial da manutenção do carro, e consequentemente envolve a sua segurança e a dos passageiros. São diversos cuidados que se deve ter com os pneus e alguns detalhes podem fazer toda a diferença para o seu perfeito funcionamento e para a sua segurança: em qual eixo colocar os novos pneus ao trocá-los - no dianteiro ou traseiro?

Esta é uma dúvida comum e a resposta correta é: coloque os pneus novos nas rodas traseiras.

Por que os pneus novos devem ir nas rodas traseiras?


Os pneus traseiros são responsáveis pela estabilidade do carro, especialmente em condições adversas, como em pistas molhadas.

Os pneus do eixo traseiro detectam a melhor aderência, controle e estabilização do carro, ajudando a evitar situações que possam acarretar em um acidente. Se os pneus traseiros estiverem desgastados, há um risco maior dessa perda de controle e derrapagens, principalmente em curvas e frenagens. 

Quando realizar a troca dos pneus?

O ideal é que os quatro pneus do carro sejam trocados de uma vez, pois isso garante uma uniformidade na aderência, proporcionando uma condução mais segura e eficiente. No entanto, caso isso não seja possível e seja necessário priorizar apenas dois entre os quatros pneus, opte sempre pela troca dos pneus traseiros por questões de segurança. 

Para saber se o pneu já está no momento de ser trocado, realize uma inspeção visual. Caso você perceba sinais de desgaste, como pneu careca; bolhas; cortes ou desgastes irregulares, não exite em trocá-los imediatamente. Além disso, é recomendado que seja realizado o rodízio dos pneus a cada 10.000km rodados - trocar os pneus dianteiros com os traseiros de forma cruzada (em X) para desgaste uniforme.

 

Manter os pneus em boas condições é essencial para a sua segurança. Esteja sempre atento aos sinais e, se for trocar apenas dois entre os quatros pneus, priorize o eixo traseiro. Este é um detalhe que faz toda a diferença.

E aí, curtiu o conteúdo? Fique ligado em nosso blog para ter acesso a este e outros textos!