Os pneus dianteiros desgastam mais rápido, você sabia?
Manter uma rotina de cuidados com o pneu do seu veículo, como alinhamento, balanceamento, calibragem, rodízio, além de trafegar pelas ruas de maneira segura, evitando passar por muitos buracos, “cantar” pneu, entre outros cuidados, auxiliam a prolongar a vida útil do mesmo. Porém, apesar disso tudo, ainda é inevitável o desgaste do pneu, mas é possível adiá-lo.
O desgaste pode ocorrer por diversos motivos e em diferentes regiões do pneu, sendo um deles perceptível com mais facilidade nos pneus dianteiros. Sim, os pneus dianteiros tendem a se desgastar mais rápido do que os pneus traseiros.
De acordo com especialistas do setor, os pneus dianteiros são mais exigidos do que os pneus traseiros, já que são responsáveis pela condução e pela mudança de ângulo para direcionar o veículo - quando precisa virar para a esquerda ou direita em uma rua.
Outro fator importante que contribui para um maior desgaste nos pneus dianteiros é em relação a tração do veículo. A maioria dos veículos possuem tração dianteira, o que consequentemente exige mais deste eixo já que os pneus dianteiros são responsáveis por colocar o carro em movimento.
Influencia também no desgaste do pneu a distribuição do peso no veículo. Na parte dianteira é onde se encontra o maior peso que há no veículo, já que é onde fica localizado o motor, a caixa de câmbio e também o motorista, além da troca de peso nas frenagens.
Como forma de evitar um desgaste precoce e ter dores de cabeça, ou até mesmo correr riscos à segurança durante a condução - principalmente durante a frenagem - é recomendado a realização do rodízio de pneus. (inserir hiperlink com o texto já feito sobre rodízio de pneus)
E aí, curtiu o conteúdo? Fique ligado em nosso blog para ter acesso a este e outros textos!